O milkshake é um dos queridinhos quando o assunto é sobremesa gelada. Além de delicioso, ele tem uma história rica e interessante, cheia de singularidades que vão desde a sua origem até a evolução dos sabores. Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo. Aqui, vamos mergulhar em sete curiosidades sobre o milkshake que talvez você ainda não conheça essa bebida irresistível. Boa leitura.
Table of Contents
ToggleCuriosidades sobre o milkshake – A origem do milkshake
Entre as principais curiosidades sobre o milkshake, é a da sua origem em si. Para melhor noção, a bebida gelada nasceu nos Estados Unidos, no final do século XIX, mas originalmente ele era bem diferente do que conhecemos hoje.
Dessa forma, em sua criação, a bebida incluía ovos e whisky, sendo usada até como um tônico revigorante. Com o tempo, as receitas foram evoluindo, o leite gelado e o sorvete entraram em cena, tornando ela a bebida doce que tanto amamos.
2. O boom nas lanchonetes americanas
Agora que você já conhece a origem da bebida gelada, vamos traças a linha cronológica para mostrar que outra das curiosidades sobre milkshake é o de sua popularização.
Isso porque, nos anos 1920, com a invenção dos liquidificadores elétricos, ele começou a estar em todos os restaurantes e lanchonetes dos Estados Unidos. Quando o país norte-americano adotou a bebida como parte de seus cardápios, ela deu início à cultura que vemos até hoje, onde a sobremesa é quase sinônimo de fast-food.
3. O milkshake mais caro do mundo
Em 2018, o restaurante nova-iorquino Serendipity 3 criou um milkshake que entrou para o Guinness Book como o mais caro do mundo, custando 100 dólares. Dessa forma, a bebida gelada era feita com leite de vaca alimentado com grama orgânica, sorvete de baunilha do Taiti e chantilly infundido com baunilha de Madagascar, finalizado com uma folha de ouro comestível de 23 quilates!
4. Sabores de milkshake pelo mundo
Apesar dos clássicos de baunilha, chocolate e morango serem os mais populares, diferentes culturas ao redor do mundo trouxeram suas versões exclusivas para o milkshake. No Japão, por exemplo, sabores como chá-verde e batata-doce são bem comuns. Já na Índia, o “mango lassi”, uma versão local feita com manga e iogurte, é amplamente consumido.
5. O maior milkshake já feito
Você sabia que existe um disco para o maior milkshake do mundo? Ele foi preparado em 1994 na cidade de Nova York, a bebida não tinha nada menos que 50 mil litros. Sendo assim, a sobremesa foi servida como parte de uma feira que tinha o objetivo de entrar para a história e, sem dúvida, conseguiu.
6. Milkshake nas telonas
Outra das curiosidades sobre o Milkshake é o seu poder na indústria dos filmes. Para melhor noção, ele é tão icônico que não demorou para aparecer em filmes. Um dos exemplos mais famosos é a cena do filme Pulp Fiction , de Quentin Tarantino, em que o personagem de John Travolta se surpreende ao pagar 5 dólares pela bebida gelada. Esse momento se tornou um clássico do cinema e até hoje é referência na cultura pop.
7. Milkshake como símbolo de indulgência
Em muitas campanhas publicitárias e na cultura pop, o milkshake é usado como símbolo de indulgência e recompensa. Combinando cremosidade, doçura e frescor, ele é sempre associado a momentos de prazer e descontração, o que explica sua enorme popularidade, mesmo entre pessoas que estão preocupadas com a saúde e o fitness.
Dessa forma, é possível ver que a sobremesa é muito mais do que uma bebida simples; ele carrega histórias, curiosidades e uma evolução interessante ao longo dos séculos. Desde suas origens até sua popularização global, ela continua a surpreender e encantar pessoas de todas as idades.
Gostou de saber mais sobre as curiosidades sobre milkshake para a composição da sua sobremesa? Então continue acessando o blog da Snowfruit para entender tudo sobre o universo dos gelados.