É fato que os picolés são uma das sobremesas mais populares no Brasil, especialmente agora durante o verão, quando o calor pede algo refrescante e saboroso. Sendo assim, existe uma variedade de tipos de picolé disponíveis no mercado é ampla, atendendo a diferentes gostos e preferências.
Além de deliciosos, a sobremesa se destaca por suas opções saudáveis, indulgentes e até gourmet.
Dessa forma, acompanhe a leitura deste artigo. Aqui, vamos explorar os principais tipos de picolé e suas variações, para que você possa descobrir qual é o ideal para seu negócio ou sua próxima sobremesa refrescante.
Os sete principais tipos de picolé
Com uma variação imensa de sabores e de modos de produção, veja os sete principais tipos de picolé abaixo:
Picolé de frutas
O picolé de frutas é, sem dúvida, um dos mais populares e tradicionais em todo o mundo. Feito a partir de suco natural ou polpa de frutas, ele se destaca por ser uma opção mais leve e saudável das demais.
Entre os sabores mais comuns, e preferidos entre os brasileiros, estão o limão, morango, abacaxi, e maracujá, mas as delícias geladas podem ser variadas, oferecendo misturas criativas e tropicais. Esse, entre os tipos de picolé, é o perfeito para quem busca um produto refrescante e com menos adição de açúcares ou gorduras.
Vale destacar que ele também costuma ser livre de laticínios, tornando-se uma excelente opção para veganos ou intolerantes à lactose.
Além disso, muitos consumidores o associam a uma escolha mais leve, o que o torna atraente para aqueles que procuram uma sobremesa refrescante sem culpa do docinho pós-almoço ou de café da tarde.
Picolé cremoso
Se você prefere uma experiência mais indulgente, o picolé cremoso é uma escolha certa. Feito com leite ou creme de leite, esse tipo de picolé tem uma textura aveludada e rica. Sabores como chocolate, coco e baunilha são clássicos dessa categoria, mas a criatividade também se faz presente com as variações de avelã ou com caramelo.
Além disso, a sobremesa é ideal para quem busca algo mais incorporado e doce, e costuma ser o favorito das crianças. É também uma excelente base para picolés gourmet, no qual falaremos abaixo, que combina sabores sofisticados e ingredientes especiais para criar um prato único.
Picolé gourmet
Os picolés gourmet têm ganhado destaque nos últimos anos, especialmente com o aumento da busca por sobremesas diferenciadas e de alta qualidade. Essa opção se destaca pela utilização de ingredientes premium, como chocolate belga, frutas exóticas, castanhas, e até bebidas alcoólicas, como vinho ou licor.
A apresentação aqui também conta como um diferencial, muitas vezes decorados com coberturas, pedaços de frutas ou chocolates artesanais.
Esse tipo de picolé atende a um público que procura por uma experiência gastronômica mais sofisticada, sendo uma excelente opção para eventos especiais, como festas e celebrações, ou mesmo para aqueles que querem uma sobremesa mais requintada.
Picolé funcional
Atualmente, muitos consumidores estão preocupados com a saúde e o bem-estar, e é aí que os picolés funcionais entram em cena. Feitos com ingredientes que oferecem benefícios à saúde, como proteínas, fibras, ou vitaminas, esses picolés são uma alternativa saudável para quem não renuncia a um doce refrescante, mas quer algo nutritivo.
Algumas opções incluem os sabores com colágeno, proteínas vegetais ou enriquecidos com vitaminas e minerais. Esse tipo de picolé é muito popular entre pessoas que praticam atividades físicas ou que seguem uma alimentação equilibrada, mas ainda querem desfrutar de um lanche gelado e delicioso.
Picolé diet
Para quem busca picolés que não interferem na dieta ou são indicados para pessoas com restrições alimentares, os picolés diet ou zero açúcar são a escolha ideal. Para melhor noção, eles costumam usar adoçantes naturais ou artificiais para garantir o sabor doce sem os carboidratos do açúcar orgânico.
A sobremesa é ótima para diabéticos ou para quem está em uma dieta de controle de calorias e carboidratos, mantendo o prazer de uma sobremesa sem comprometer os objetivos alimentares.
Picolé de iogurte
O picolé de iogurte é uma alternativa mais cremosa e menos calórica em comparação aos picolés tradicionais feitos com creme de leite. Além de ser rico em probióticos, benéficos para a saúde intestinal, essa opção agrada aqueles que buscam um meio-termo entre o frescor e a cremosidade.
Os sabores mais comuns incluem frutas vermelhas, maracujá, e até opções com mel e cereais, tornando-o uma opção mais versátil para consumidores.
Picolé de açaí
Por último, mas não menos importante, outro dos tipos de picolé que entra na lista é o de açaí, sendo uma tendência que não para de crescer, especialmente no Brasil, onde o consumo da fruta faz parte da cultura de saúde e bem-estar.
O açaí, além de ser rico em antioxidantes e energia, traz um sabor único e uma textura cremosa, fazendo dele um sucesso garantido.
Essa variedade é popular tanto entre os consumidores que praticam esportes, quanto entre aqueles que simplesmente gostam do sabor do açaí.
Geralmente, é combinado com outras frutas ou ingredientes, como banana, morango, ou granola, para um toque extra de sabor e textura.
Gostou de saber mais sobre os tipos de picolé? Então continue acessando o blog da Snowfruit para entender tudo sobre o universo dos gelados.