Quantas calorias tem na casquinha do sorvete? Descubra aqui!

imagem mostrando varias casquinhas para simbolizar a pergunta "quantas calorias na casquinha do sorvete"

Mas, afinal, você sabe quantas calorias na casquinha do sorvete existem e como ela pode impactar sua alimentação?

Sendo um dos elementos mais icônicos dessa sobremesa tão querida no Brasil e no mundo. Entretanto, mesmo sendo crocante, saborosa e perfeita para complementar a delícia gelada, muita gente esquece que ela também é um fator que contribui para o valor calórico do lanche. 

Dessa forma, acompanhe a leitura desse artigo, no qual vamos explorar esse tema em detalhes e descobrir quantas calorias tem na casquinha do sorvete, ajudando você a tomar decisões informadas e equilibradas, sem abdicar do prazer de saborear esse docinho.

Quantas calorias tem uma casquinha de sorvete comum?

Descobrir quantas calorias na casquinha do sorvete é uma tarefa simples, mas ela pode variar bastante dependendo de alguns aspectos, como: tamanho, ingredientes utilizados e do tipo dela em si. 

No geral, uma casquinha simples, como aquelas oferecidas pelas sorveterias mais populares, possui cerca de 50 a 80 calorias. Vale destacar que, somente esse ingrediente leva massa de farinha de trigo, que é leve e crocante, mas que da a sensação de estufamento.

As calorias na casquinha do sorvete vêm, na maioria, dos seguintes ingredientes que compõem a sobremesa:

  1. Farinha de trigo: é o principal componente, fornecendo carboidratos que são uma fonte rápida de energia;
  2. Açúcar: confere o sabor adocicado característico;
  3. Gorduras: em pequenas quantidades, elas ajudam a dar crocância do alimento;
  4. Coberturas e recheios (opcionais): elementos adicionais, como chocolate ou cremes, podem dobrar ou triplicar o valor calórico.

No item quatro citado acima, caso você deseje optar por casquinhas mais elaboradas, como as banhadas em chocolate ou recheadas, o número de calorias pode subir significativamente, chegando a 150 ou até mais de 200 calorias por unidade.

Vale destacar também que uma bola de sorvete, de massa mais tradicional, contém uma média de 108 calorias. Dessa forma, a sobremesa na casquinha chega a ter no máximo cerca de 200 calorias.

Afinal, a sobremesa é vilã ou aliada?

Muitas pessoas associam o consumo da sobremesa a uma alimentação desbalanceada. No entanto, você sabia que as calorias na casquinha do sorvete podem ser incorporada a uma dieta equilibrada?

Isso porque, desde que consumida com moderação, elas oferecem uma fonte de energia rápida, se tornando uma opção ideal para quem busca energia de forma imediata, como em momentos de lazer ou após atividades físicas.

Além disso, em porções pequenas, ela ajuda a limitar a quantidade de sorvete consumido em relação a copos maiores ou sobremesas mais elaboradas. Ou seja, você mata a vontade do docinho sem um grande impacto na rotina.

Como equilibrar as calorias na casquinha do sorvete?

Para aproveitar a sobremesa sem culpa do consumo das calorias na casquinha do sorvete, uma das dicas mais importantes para equilibrar no consumo da delícia gelada é a de aproveitar as opções tradicionais em vez das recheadas ou banhadas em chocolate. Elas possuem menos calorias e ainda assim são deliciosas. Mas isso não significa que você deva abdicar das requintadas.

Outro fato importante é a de ir ao recheio da sobremesa em si. Caso esteja preocupado com a balança, escolha sorvetes de frutas ou versões com menor teor de gordura, como os de iogurte. Isso ajuda a manter o valor calórico da sobremesa sob controle.

Vale destacar também em evitar exageras nas coberturas, como caldas, granulados e chantilly, que adicionam centenas de calorias extras. Se o objetivo é equilibrar a dieta, use-as com moderação.

Por último, se você está preocupado com o consumo calórico, dividir a sobremesa com um amigo ou familiar é uma maneira divertida e simples de aproveitar sem exageros.

No entanto, é sempre importante lembrar que alimentos não são inimigos! Eles são fontes de energia, alegria e memórias afetivas. O segredo está no equilíbrio. 

Permitir-se saborear uma casquinha de sorvete é parte de uma relação saudável com a comida. Em vez de enxergar as calorias como algo negativo, encare como uma oportunidade de nutrir o corpo e o espírito. Pequenas escolhas conscientes fazem toda a diferença, garantindo prazer e bem-estar.

Gostou de saber mais sobre quantas calorias tem na casquinha do sorvete? Então continue acessando o blog da Snowfruit para entender tudo sobre o universo dos gelados.

O que é o banoffee? Conheça essa combinação perfeita com sorvete que leva banana e doce de leite

prato mostrando banoffee

Afinal, você conhece o banoffee?

Essa é uma sobremesa britânica que vem conquistando o paladar dos brasileiros nos últimos anos. Para melhor noção, sua receita original combina uma base crocante de biscoito, camadas generosas de banana e doce de leite, além de chantilly. 

Essa mistura de sabores já é um sucesso entre os amantes de sobremesas geladas, o que vem dado uma grande procura entre os curiosos do tema para entender mais sobre o prato. 

Dessa forma, acompanhe a leitura do artigo e saiba tudo sobre o banoffee, de suas origens até as principais curiosidades!

A origem do banoffee

O banoffee surgiu na década de 1970, criado por Ian Dowding e Nigel Mackenzie, proprietários de um restaurante em East Sussex, na Inglaterra. 

Para melhor noção, a ideia inicial era fazer uma torta à base de café, mas após várias tentativas, tentaram substituir o café por banana e doce de leite, criando uma sobremesa completamente nova e que rapidamente se tornou popular. 

Desde então, a sobremesa atravessou fronteiras e ganhou versões adaptadas em diferentes países, com variações que incluem sorvetes e picolés.

O que torna o banoffee tão especial?

A combinação de banana, doce de leite e a crocância da base faz do banoffee uma sobremesa única. Quando essa mistura é transformada em um sorvete ou picolé, a experiência ganha ainda mais camadas de sabor. 

Quando misturada nos sabores da delícia gelada, aliado à doçura da banana e à textura suave do doce de leite, resulta em uma sobremesa equilibrada, que agrada tanto aos que gostam de gostos mais intensos quanto aqueles que preferem algo leve.

Além disso, as características do prato permitem que ele seja adaptado para diferentes benefícios. Sendo assim, ele pode ser servido como sobremesa em almoços e jantares ou como um picolé refrescante para os dias mais quentes.

Sabores que agradam a todos

Uma das principais razões pelas quais o banoffee faz tanto sucesso é sua capacidade de agradar gostos diferentes. A combinação da doçura natural da banana com o sabor rico do doce de leite cria uma experiência doce sem ser enjoativa. 

Além disso, o chantilly, apresentado na receita tradicional, pode ser adaptado ao formato de sorvete, tornando a sobremesa ainda mais leve e cremosa.

Outro ponto que o torna tão especial é o contraste entre as diferentes texturas: a crocância da base de biscoito, a cremosidade do sorvete e a adição do doce de leite. Essa complexidade, aliada à harmonia de sabores, cria uma sobremesa adequada para todos os gostos.

Por que apostar no Banoffee?

Seja em formato de torta, sorvete ou picolé, o banoffee é uma sobremesa que nunca sai de moda. Sua mistura equilibrada de banana e doce de leite faz com que essa delicia gelada conquiste novos fãs a cada dia. 

Além disso, a adaptação para o universo dos sorvetes e picolés permite que esse clássico ganhe ainda mais novidades e se torne uma opção refrescante e inovadora para diferentes momentos.

Portanto, se você é fã de experimentar novos pratos e está em busca de algo novo, o banoffee em sorvete ou picolé é uma excelente escolha. Não só pela sua combinação de sabores, mas também pela possibilidade de oferecer algo diferente e delicioso aos seus clientes ou convidados.

Gostou de saber mais do banoffee? Então continue acessando o blog da Snowfruit para entender tudo sobre o universo dos gelados.

Do clássico ao gourmet: conheça os 7 principais tipos de picolé para experimentar

Alguns da imensa variedade de tipos de picolé

É fato que os picolés são uma das sobremesas mais populares no Brasil, especialmente agora durante o verão, quando o calor pede algo refrescante e saboroso. Sendo assim, existe uma variedade de tipos de picolé disponíveis no mercado é ampla, atendendo a diferentes gostos e preferências. 

Além de deliciosos, a sobremesa se destaca por suas opções saudáveis, indulgentes e até gourmet. 

Dessa forma, acompanhe a leitura deste artigo. Aqui, vamos explorar os principais tipos de picolé e suas variações, para que você possa descobrir qual é o ideal para seu negócio ou sua próxima sobremesa refrescante.

Os sete principais tipos de picolé

Com uma variação imensa de sabores e de modos de produção, veja os sete principais tipos de picolé abaixo:

Picolé de frutas

O picolé de frutas é, sem dúvida, um dos mais populares e tradicionais em todo o mundo. Feito a partir de suco natural ou polpa de frutas, ele se destaca por ser uma opção mais leve e saudável das demais. 

Entre os sabores mais comuns, e preferidos entre os brasileiros, estão o limão, morango, abacaxi, e maracujá, mas as delícias geladas podem ser variadas, oferecendo misturas criativas e tropicais. Esse, entre os tipos de picolé, é o perfeito para quem busca um produto refrescante e com menos adição de açúcares ou gorduras.

Vale destacar que ele também costuma ser livre de laticínios, tornando-se uma excelente opção para veganos ou intolerantes à lactose.

Além disso, muitos consumidores o associam a uma escolha mais leve, o que o torna atraente para aqueles que procuram uma sobremesa refrescante sem culpa do docinho pós-almoço ou de café da tarde.

Picolé cremoso

Se você prefere uma experiência mais indulgente, o picolé cremoso é uma escolha certa. Feito com leite ou creme de leite, esse tipo de picolé tem uma textura aveludada e rica. Sabores como chocolate, coco e baunilha são clássicos dessa categoria, mas a criatividade também se faz presente com as variações de avelã ou com caramelo.

Além disso, a sobremesa é ideal para quem busca algo mais incorporado e doce, e costuma ser o favorito das crianças. É também uma excelente base para picolés gourmet, no qual falaremos abaixo, que combina sabores sofisticados e ingredientes especiais para criar um prato único.

Picolé gourmet

Os picolés gourmet têm ganhado destaque nos últimos anos, especialmente com o aumento da busca por sobremesas diferenciadas e de alta qualidade. Essa opção se destaca pela utilização de ingredientes premium, como chocolate belga, frutas exóticas, castanhas, e até bebidas alcoólicas, como vinho ou licor. 

A apresentação aqui também conta como um diferencial, muitas vezes decorados com coberturas, pedaços de frutas ou chocolates artesanais.

Esse tipo de picolé atende a um público que procura por uma experiência gastronômica mais sofisticada, sendo uma excelente opção para eventos especiais, como festas e celebrações, ou mesmo para aqueles que querem uma sobremesa mais requintada.

Picolé funcional

Atualmente, muitos consumidores estão preocupados com a saúde e o bem-estar, e é aí que os picolés funcionais entram em cena. Feitos com ingredientes que oferecem benefícios à saúde, como proteínas, fibras, ou vitaminas, esses picolés são uma alternativa saudável para quem não renuncia a um doce refrescante, mas quer algo nutritivo.

Algumas opções incluem os sabores com colágeno, proteínas vegetais ou enriquecidos com vitaminas e minerais. Esse tipo de picolé é muito popular entre pessoas que praticam atividades físicas ou que seguem uma alimentação equilibrada, mas ainda querem desfrutar de um lanche gelado e delicioso.

Picolé diet

Para quem busca picolés que não interferem na dieta ou são indicados para pessoas com restrições alimentares, os picolés diet ou zero açúcar são a escolha ideal. Para melhor noção, eles costumam usar adoçantes naturais ou artificiais para garantir o sabor doce sem os carboidratos do açúcar orgânico.

A sobremesa é ótima para diabéticos ou para quem está em uma dieta de controle de calorias e carboidratos, mantendo o prazer de uma sobremesa sem comprometer os objetivos alimentares.

Picolé de iogurte

O picolé de iogurte é uma alternativa mais cremosa e menos calórica em comparação aos picolés tradicionais feitos com creme de leite. Além de ser rico em probióticos, benéficos para a saúde intestinal, essa opção agrada aqueles que buscam um meio-termo entre o frescor e a cremosidade.

Os sabores mais comuns incluem frutas vermelhas, maracujá, e até opções com mel e cereais, tornando-o uma opção mais versátil para consumidores.

Picolé de açaí

Por último, mas não menos importante, outro dos tipos de picolé que entra na lista é o de açaí, sendo uma tendência que não para de crescer, especialmente no Brasil, onde o consumo da fruta faz parte da cultura de saúde e bem-estar. 

O açaí, além de ser rico em antioxidantes e energia, traz um sabor único e uma textura cremosa, fazendo dele um sucesso garantido.

Essa variedade é popular tanto entre os consumidores que praticam esportes, quanto entre aqueles que simplesmente gostam do sabor do açaí.

Geralmente, é combinado com outras frutas ou ingredientes, como banana, morango, ou granola, para um toque extra de sabor e textura.

Gostou de saber mais sobre os tipos de picolé? Então continue acessando o blog da Snowfruit para entender tudo sobre o universo dos gelados.

Atendimento em sorveteria: veja as principais dicas para encantar clientes

imagem para representar dicas para atendimento em sorveteria

O atendimento em sorveteria vai muito além de servir a delícia gelada, e esse é um fator essencial para o crescimento de qualquer negócio do ramo. 

Isso porque, criar uma experiência agradável e única para os clientes é fundamental para fidelizá-los e tornar o negócio um sucesso. Sendo assim, ter algumas práticas pode ser o diferencial que transforma visitas ocasionais em hábitos de consumo recorrentes. 

Dessa forma, acompanhe a leitura desse artigo, no qual vamos compartilhar as principais dicas para encantar os clientes com um atendimento em sorveteria ideal para seu negócio.

1. Atendimento em sorveteria personalizado e humanizado

Os clientes valorizam a atenção e o cuidado no atendimento. Cumprimentar o cliente com um sorriso, perguntar sobre as preferências e até lembrar de suas escolhas em visitas anteriores fazer toda a diferença. Isso cria uma conexão emocional e faz com que ele se sinta valorizado.

Invista também no treinamento de sua equipe para que eles aprendam lidar com diferentes perfis de consumidores e ofereçam um atendimento personalizado. Escutar atentamente as críticas e adaptar-se a cada cliente é essencial para garantir uma experiência positiva.

2. Ambiente agradável e confortável

O ambiente e atendimento em sorveteria influencia diretamente a experiência dos clientes. Um espaço limpo, organizado e confortável convida as pessoas a permanecerem mais tempo no local. 

Dessa forma, a decoração pode ser simples, mas deve transmitir uma sensação de aconchego. Aposte em cores que remetam à leveza e frescor, e não se esqueça de manter o ambiente sempre bem ventilado e agradável.

Além disso, ofereça mesas e cadeiras confortáveis, áreas internas e externas (se possível), e até mesmo um espaço para as crianças podem contribuir para um local mais completo e acolhedor.

3. Variedade e qualidade de produtos

Um dos pilares de um negócio de sucesso é a oferta de produtos de qualidade e diversidade de sabores. Ou seja, além de garantir o atendimento em sorveteria de alto nível, garantir que seus sorvetes, picolés e milkshakes sejam preparados com ingredientes de qualidade e estejam sempre frescos é fundamental.

Oferecer opções diferentes e exóticas, como sobremesas veganas, sem lactose ou com menos açúcar, pode atrair ainda mais pessoas para sua sorveteria, já que cada vez mais pessoas buscam alternativas que atendam suas restrições alimentares ou preferências.

4. Atendimento em sorveteria deve ser rápido e eficiente

Ninguém gosta de esperar muito tempo para ser atendido, especialmente em um dia quente, quando a procura pelas delícias geladas é grande. Por isso, o atendimento em sorveteria precisa ser ágil e eficiente. Reduzir o tempo de espera, tanto na fila quanto na preparação dos pedidos, pode garantir que o cliente fique satisfeito e retorne no futuro.

Investir em um sistema de atendimento ágil e bem organizado, como caixas rápidas ou métodos de pagamento online, pode ajudar a otimizar o fluxo de clientes.

5. Proponha ofertas e promoções

Quem não gosta de uma boa promoção? Criar ofertas exclusivas para os clientes de sua sorveteria pode ser uma excelente estratégia para atrair mais pessoas e incentivar a experimentação de novos sabores.

Ofereça reduções sazonais nos preços, descontos em dias especiais, como “dia do cliente fiel”, ou combos para grupos maiores são uma boa opção. Além disso, promoções no estilo “nível 2, pague 1” ou programas de fidelidade que recompensam os clientes a cada visita também são ótimos para criar uma base de consumidores leais.

6. Atendimento online e presença nas redes sociais

Hoje em dia, todo empreendedor sabe que a presença online é relevante para qualquer negócio, incluindo sorveterias. Estar presente nas redes sociais e interagir com o público pode aumentar significativamente o engajamento com a marca. 

Sendo assim, utilize as redes para divulgar novidades, mostrar os bastidores, compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos e até promover enquetes sobre novos sabores.

Além disso, considere uma opção de atendimento online. Oferecer delivery de sorvetes e picolés ou permitir que os clientes façam seus pedidos pelo site ou aplicativo é uma maneira de facilitar o consumo e proporcionar conveniência.

7. Capacitação Contínua da Equipe

Por fim, é essencial investir constantemente no treinamento de sua equipe, pensando na melhoria no atendimento em sorveteria. Uma equipe bem treinada não só conhece profundamente os produtos oferecidos, como também sabe lidar com situações desafiadoras, como clientes insatisfeitos ou momentos de grande fluxo.

Além de ensinar técnicas de vendas e atendimento, foque também em habilidades interpessoais, como empatia, paciência e capacidade de comunicação para seu time. Funcionários satisfeitos e motivados refletem diretamente no serviço prestado e criam um ambiente mais acolhedor.

Gostou de saber nossas principais dicas para oferecer um atendimento em sorveteria de qualidade? Então continue acessando o blog da Snowfruit para entender tudo sobre o universo dos gelados.

7 curiosidades sobre milkshake que você precisa saber

imagem para representar curiosidades sobre milkshake

O milkshake é um dos queridinhos quando o assunto é sobremesa gelada. Além de delicioso, ele tem uma história rica e interessante, cheia de singularidades que vão desde a sua origem até a evolução dos sabores. Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo. Aqui, vamos mergulhar em sete curiosidades sobre o milkshake que talvez você ainda não conheça essa bebida irresistível. Boa leitura.

Curiosidades sobre o milkshake – A origem do milkshake

Entre as principais curiosidades sobre o milkshake, é a da sua origem em si. Para melhor noção, a bebida gelada nasceu nos Estados Unidos, no final do século XIX, mas originalmente ele era bem diferente do que conhecemos hoje. 

Dessa forma, em sua criação, a bebida incluía ovos e whisky, sendo usada até como um tônico revigorante. Com o tempo, as receitas foram evoluindo, o leite gelado e o sorvete entraram em cena, tornando ela a bebida doce que tanto amamos.

2. O boom nas lanchonetes americanas

Agora que você já conhece a origem da bebida gelada, vamos traças a linha cronológica para mostrar que outra das curiosidades sobre milkshake é o de sua popularização.

Isso porque, nos anos 1920, com a invenção dos liquidificadores elétricos, ele começou a estar em todos os restaurantes e lanchonetes dos Estados Unidos. Quando o país norte-americano adotou a bebida como parte de seus cardápios, ela deu início à cultura que vemos até hoje, onde a sobremesa é quase sinônimo de fast-food.

3. O milkshake mais caro do mundo

Em 2018, o restaurante nova-iorquino Serendipity 3 criou um milkshake que entrou para o Guinness Book como o mais caro do mundo, custando 100 dólares. Dessa forma, a bebida gelada era feita com leite de vaca alimentado com grama orgânica, sorvete de baunilha do Taiti e chantilly infundido com baunilha de Madagascar, finalizado com uma folha de ouro comestível de 23 quilates!

4. Sabores de milkshake pelo mundo

Apesar dos clássicos de baunilha, chocolate e morango serem os mais populares, diferentes culturas ao redor do mundo trouxeram suas versões exclusivas para o milkshake. No Japão, por exemplo, sabores como chá-verde e batata-doce são bem comuns. Já na Índia, o “mango lassi”, uma versão local feita com manga e iogurte, é amplamente consumido.

5. O maior milkshake já feito

Você sabia que existe um disco para o maior milkshake do mundo? Ele foi preparado em 1994 na cidade de Nova York, a bebida não tinha nada menos que 50 mil litros. Sendo assim, a sobremesa foi servida como parte de uma feira que tinha o objetivo de entrar para a história e, sem dúvida, conseguiu.

6. Milkshake nas telonas

Outra das curiosidades sobre o Milkshake é o seu poder na indústria dos filmes. Para melhor noção, ele é tão icônico que não demorou para aparecer em filmes. Um dos exemplos mais famosos é a cena do filme Pulp Fiction , de Quentin Tarantino, em que o personagem de John Travolta se surpreende ao pagar 5 dólares pela bebida gelada. Esse momento se tornou um clássico do cinema e até hoje é referência na cultura pop.

7. Milkshake como símbolo de indulgência

Em muitas campanhas publicitárias e na cultura pop, o milkshake é usado como símbolo de indulgência e recompensa. Combinando cremosidade, doçura e frescor, ele é sempre associado a momentos de prazer e descontração, o que explica sua enorme popularidade, mesmo entre pessoas que estão preocupadas com a saúde e o fitness.

Dessa forma, é possível ver que a sobremesa é muito mais do que uma bebida simples; ele carrega histórias, curiosidades e uma evolução interessante ao longo dos séculos. Desde suas origens até sua popularização global, ela continua a surpreender e encantar pessoas de todas as idades. 

Gostou de saber mais sobre as curiosidades sobre milkshake para a composição da sua sobremesa? Então continue acessando o blog da Snowfruit para entender tudo sobre o universo dos gelados.